sábado, 21 de maio de 2011

O desenvolvimento sustentável e a sociedade sustentável

Por Heverthon Rocha

Sustentabilidade é a palavra de ordem que ecoa por todo o mundo. As pessoas depositam na sustentabilidade todas as esperanças de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Muitos pensam, de forma equivocada, que o simples fato de haver sustentabilidade, siginfica que o mundo estará imune das agressões antrópicas que são praticadas diariamente por uma população carente de educação ambiental.

Portanto antes de expor o desenvolvimento sustentável e a sociedade sustentável, temos que entender que para se construir esta sociedade sustentável é fundamental que seja retirado do papel o que prevê a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei Federal 9.795/1999. Esta legislação é fundamental para que a sustentabilidade propriamente dita seja uma realidade, e não somente uma palavra bonita, da moda ou utópica.

A PNEA apresenta a educação ambiental como importante processo de construção dos valores sociais e de uma sociedade sustentável, sendo essencial para sadia qualidade de vida, tendo em vista que busca reduzir e até mesmo banir o consumo irresponsável e promover o descarte consciente.

Após passar a vista por esta necessidade mundial que é a educação ambiental, vamos ver alguns conceitos de desenvolvimento sustentável. Primeiramente o termo trata do processo de geração de riquezas de forma que sejam utilizados os recursos naturais sustentavelmente, de modo a não comprometer a disponibilidade dos recursos explorados, possibilitando sua recuperação e recomposição. O desenvolvimento sustentável requer a adoção de medidas e mecanismos que permitam o acesso aos recursos naturais pelas presentes e futuras gerações.

Segundo o Dicionário Socioambiental Brasileiro, desenvolvimento sustentável ou sustentado, é o “modelo de desenvolvimento que leva em consideração, além dos fatores econômicos, aqueles de caráter social e ecológico, assim como as disponibilidades dos recursos vivos e inanimados, as vantagens e os inconvenientes, a curto, médio e longo prazos, de outros tipos de ação”. Este conceito apresentado é defendido pelo teórico e ambientalista indiano Anil Agarwal, onde segundo ele, não pode haver desenvolvimento sem que haja harmonia do ser humano com o meio ambiente.

Os processos de desenvolvimento não devem favorecer somente e unicamente a economia, mas também devem ser favoráveis aos ecossistemas e as espécies que habitam neles e que se interrelacionam numa constante troca de energia.

O Relatório Brundtland, formulado no ano de 1989 durante a Comissão Mundial de Meio Ambiental e Desenvolvimento das Nações Unidas, diz que a expressão desenvolvimento não se aplica aos processos produtivos onde o “crescimento econômico não se traduz em melhoria da qualidade de vida das pessoas e das sociedades”. Ou seja, o desenvolvimento, mesmo que seja grandioso, deve manter o foco na preservação do meio ambiente, garantindo saúde e qualidade de vida para toda humanidade e demais seres vivos.

Para Lester Russel Brown, analista ambiental, fundador e presidente da organização não-governamental Earth Policy Institute, de Washington DC, "Uma sociedade sustentável é aquela que satisfaz as suas necessidades sem diminuir as possibilidades das gerações futuras de satisfazer as delas".

A sustentabilidade também passa pela distribuição das riquezas geradas a partir da extração dos recursos naturais, exterminando com as desigualdades sociais e possibilitando dignidade aos seres vivos. Tendo em vista que a justiça social e a harmonia ambiental devem caminhar juntas.

A sociedade sustentável deve desencadear um constante processo de comprometimento e discursão a respeito do mundo que desejamos para as futuras gerações. A sociedade sustentável tem que ficar atenta para a sustentabilidade ambiental, ecológica, social, politica e econômica. Ou seja, a sociedade sustentável vai além do desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento sustentável por sua vez, é parte do processo de construção de uma sociedade sustentável, que não adotará o uso de combustíveis fósseis, substituindo as energias sujas e degradantes por outras de origem natural, renováveis e limpas (ex.: solar, eólica e outras).

Este novo modelo de socieade dirá não para a energia nuclera, ao desmatamento e a emissão de gases do efeito estufa (GEEs). Adotando um sistema de transporte baseado na coletivade e com emissões zero de poluentes. As bicletas devem ser o meio de transporte adequado e comum nesta sociedade, promovendo as relações interpessoais e promovendo a saúde física e mental das populações.

A partir destes conceitos, entendemos que enquanto o desenvolvimento sustentável busca “atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades” (Relatório Nosso futuro comum, 1991, p. 46), a sociedade sustentável é aquela que busca novas tecnologias e ações corretas para miniminazar ou até mesmo anular os processos de degradação do meio ambiente.

Nenhum comentário: